COVID-19

O que é o Corona Vírus?

O COVID-19 faz parte de um conjunto de vírus que geram infecções respiratórias, podendo causar desde resfriados comuns a doenças graves.

Incubação

É o tempo existente entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sintomas. No Covid-19, a média é de 5 a 7 dias, podendo, em alguns casos ser de até 15 dias.

Transmissão

O Covid-19 possui uma capacidade de transmissão muito rápida, passando de uma pessoa infectada para outra. Segundo nosso conhecimento atual, as formas mais comuns de contágio são por contato pessoal próximo, de uma pessoa infectada para outros, pelo ar, através de gotículas de saliva emitidas pelo espirro, tosse ou mesmo da fala de pessoas infectadas e pelo contato com superfícies não higienizadas, onde tenha o vírus e o mesmo seja levado a boca, nariz e olhos.

Sintomas

Os sintomas iniciais são similares aos de uma gripe, podendo apresentar:

– Tosse;

– Febre;

– Fadiga;

– Congestão nasal;

– Coriza;

– Dor de garganta;

– Diarreia;

– Dor de cabeça.

Assim como muitos infectados podem ser assintomáticos, os sintomas podem evoluir para quadros mais graves, como dificuldade respiratória aguda.

O QUE OS ESTUDANTES DEVEM FAZER

Utilizar obrigatoriamente a máscara no Fundamental II e Médio. Recomenda-se sua utilização no Fundamental I.

Recomenda-se enfaticamente que os estudantes tragam para a escola máscaras sobressalentes, garrafa de água individual e agasalhos, pois portas e janelas permanecerão abertas. A lancheria não irá funcionar em 2020, de forma que aqueles que desejarem devem trazer seu lanche.

O QUE AS FAMÍLIAS DEVEM FAZER

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Conforme informado anteriormente, os alunos do turno da tarde autorizados a retornar para o ensino presencial terão aulas na escola TRÊS dias por semana, excetuando-se a turma 33, na qual não houve nenhuma autorização para retorno. Nos outros DOIS dias, e aos não autorizados, as aulas seguem normalmente como já estão ocorrendo.

Devido ao reduzido número de estudantes autorizados a retornar, as atividades seguirão o horário das 13:30 às 15:30 horas, sem intervalo, e as crianças serão atendidas pela SUA professora. Não é possível a permanência dos estudantes na escola após o término das aulas, pelo que solicitamos que as famílias se organizem para a retirada pontual de suas crianças.

SEGUEM OS DIAS DAS AULAS POR TURMAS:

Também conforme divulgado anteriormente, no Fundamental II os alunos de todas as turmas do ano assistirão as aulas de acordo com o horário da primeira turma do ano, isto é, da 61, 71, 81 e 91, que passarão as ser os horários da série, para os estudantes com aulas na escola. Devido ao pequeno número de estudantes, as aulas seguirão o horário normal da semana, das 7:30 às 12:00.

SEGUEM OS HORÁRIOS:

COMO VAI FUNCIONAR

Como de costume, a escola iniciará o recebimento dos estudantes às 7:00, no turno da manhã e as 13:00 no turno da tarde. Os familiares devem deixar os estudantes na entrada da escola, quando, em fila e com distanciamento irão se dirigir ao pátio coberto onde terão sua temperatura auferida e farão a higienização do calçado e das mãos. Na sequência, seguindo as direções sinalizadas pelas placas indicativas e marcações no piso, vão se dirigir as suas salas, onde aguardarão a chegada dos professores. O processo será acompanhado por monitores, tanto nas escadas, como nas salas de aula. NÃO será permitida a permanência no pátio antes do início das aulas. No turno da manhã, apenas no intervalo e com o distanciamento necessário. No turno da tarde não haverá intervalo, portanto não haverá permanência no pátio.

Ressaltamos que na sala de aula, os estudantes devem permanecer em suas classes, não sendo permitido interagir fisicamente com colegas ou professores.

No término das aulas, serão observados os mesmos protocolos de deslocamento e distanciamento até a saída da escola. Não serão permitidas atividades de interação entre os estudantes após as aulas, até o momento de sua efetiva saída do ambiente escolar.

O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS

O QUE A ESCOLA FEZ

> Adaptação do espaço físico, com a retirada de objetos não indispensáveis e a demarcação e sinalização das salas de aula;

> Sinalização de todos os espaços da escola com cartazes de orientação e utilização dos espaços;

> Aquisição de EPIs para todos os colaboradores;

> Aquisição de tapetes sanitizantes, totens de álcool gel e insumos de limpeza e sanitização;

> Formação e treinamento das equipes;

> Reforçou a estrutura de internet e adquiriu maior capacidade de transmissão de dados;

> Estabeleceu canais de comunicação, utilizando ativamente o site, o WhatsApp, o Telegram e o Instagram para viabilizar uma comunicação ágil e abrangente com a comunidade escolar, através da qual orientações e esclarecimento de dúvidas podem ocorrer de forma eficaz.

PRÁTICAS DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO