Funcionamento da Escola 2022

FUNCIONAMENTO ESCOLAR 2022

O cantor Ivan Lins popularizou uma canção chamada “Daquilo que eu Sei“. O nome da canção me ocorreu quando estava escrevendo este texto que tem por objetivo explicar para as famílias e estudantes o funcionamento da Escola em 2022. Ocorreu porque, neste momento, podemos falar apenas daquilo que sabemos HOJE. Normas e protocolos continuam sendo alterados e atualizados constantemente, cabendo à Escola se adaptar a este regramento.

É nossa intenção trabalhar em 2022 o mais próximo possível da normalidade, buscando realizar as práticas que fazíamos antes da pandemia. Conforme diz o Conselho Nacional de Educação em Nota de Esclarecimento publicada em 27 de janeiro deste ano:

     “O retorno presencial às aulas e atividades educacionais deve ser a prioridade do país em relação à educação nacional de todos os níveis, considerando os déficits de aprendizado constatados desde o ano de 2020. No entanto, é absolutamente necessário adotar providências, ainda que temporárias e de curto prazo, para garantir a segurança das comunidades escolares, estudantes, professores e funcionários, suas famílias e do conjunto da sociedade inclusiva.”

Nesse sentido, as práticas e normas da Escola, divulgadas em seu site, no endereço http://www.cesizonasul.com.br/normasdeconvivencia/devem ser observadas por todos os integrantes da comunidade escolar.

COMO AS AULAS SERÃO MINISTRADAS

Conforme determinação das autoridades, as aulas serão ministradas DE FORMA PRESENCIAL, sendo obrigatório o comparecimento na Escola de todos os estudantes matriculados. Não haverá aulas on-line através do Google Meet e consequentemente não haverá disponibilização de gravação de aulas.

Continuaremos utilizando o Google Class como ferramenta de complementação entre professores e estudantes. Os responsáveis também poderão acessar essa ferramenta a fim de acompanhar o planejamento e o andamento das atividades das turmas e disciplinas.

INÍCIO DAS AULAS

Como já informamos anteriormente, o início das aulas será feito de forma escalonada, conforme tabela abaixo. Observamos que os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental farão período de adaptação na primeira semana, havendo atividades das 13h30min às 15h30min. Solicitamos que, se possível, UM adulto das relações da criança permaneça na escola nesse período. Para todos os demais estudantes e séries, o horário será normal.

Imagem1

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA

Objetivando a segurança de nossos estudantes, ao chegarem na escola devem se direcionar diretamente para a sala. Os horários de início e término das aulas serão escalonados, conforme o quadro abaixo:

Imagem2

PROTOCOLOS SANITÁRIOS

A escola continuará observando todos os protocolos sanitários vigentes. Estudantes irão fazer higienização das mãos ao entrar. Subir e descer as escadas sem aglomerações, em fila indiana. Em sala de aula, permanecer em seus lugares, sem troca ou empréstimo de objetos e sem contato físico. O uso das máscaras continuará sendo observado por todas as pessoas no ambiente escolar. Exceções serão analisadas pela direção da escola mediante apresentação de atestado médico.

AVALIAÇÕES

Da mesma maneira que as aulas, as avaliações serão realizadas APENAS PRESENCIALMENTE de acordo com o cronograma que será divulgado e calendário escolar.

TESTAGEM POSITIVA E OU SINTOMAS

  1. Estudantes
Nesse caso o estudante deve permanecer em casa e retornar à escola apenas após observados os cuidados determinados pelas autoridades sanitárias. Atestado médico deve ser apresentado em até 48h para fins de abono das faltas ou de realização/entrega de provas/avaliações em data diferente da originalmente marcada.  
  1. Professores

Vale a mesma regra de afastamento observada pelos estudantes. Nesse caso a escola tentará realizar a substituição por outro professor disponível e/ou realizar atividades educacionais diversas no período em que o professor estiver afastado. Observamos que, em função da taxa de contágios da variante Ômicron, a possibilidade de afastamento de professores, assim como em todas as outras atividades de nossa sociedade, é bastante real.  

  1. Turmas

Constatada a convivência de pessoa positivada por período considerável em uma turma específica, as atividades presenciais nessa turma serão suspensas pelo período recomendado pelas autoridades sanitárias. Nesse caso, pela duração desse período, as aulas serão transmitidas on-line a todos os estudantes da turma. Se houver avaliações e/ou entrega de trabalhos os mesmos serão adiados até o retorno presencial da turma.    

COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

  1. Sponte

Continuará sendo utilizado como forma de registro e divulgação das notas e situação escolar dos estudantes.  O acesso é feito por login e senha informados no contrato de matrícula, utilizando-se o link https://portal.sponteeducacional.net.br/selecionaempresa.aspx.  Na sequência é inserido o código da Escola, 38088 e depois o login e a senha.

Imagem3

  1. Telegram

O Telegram será utilizado apenas como um dos meios para divulgação de informações por parte da escola, juntamente com o grupo de avisos do whatsapp e o site da escola disponível no endereço www.cesizonasul.com.br.

  1. Grupos de Whatsapp

É comum e usual que as famílias criem grupos por turma. A escola criou o grupo de Avisos CESI Zona Sul, no qual replica todas as informações divulgadas pelos outros canais a fim de que sejam transmitidos para o grupo de cada turma. Nesse grupo podem ser feitos pedidos de esclarecimento a respeito das informações dadas pela escola ou outros assuntos que digam respeito a dúvidas gerais da turma. Não deve ser utilizado para a resolução de questões individuais de cada família ou estudante.

  1. Questões individuais de famílias e estudantes

Devem ser encaminhadas através dos telefones fixos da escola, 33461880, 33461636 ou através dos números de whatsapp da secretaria.  Assuntos financeiros através do número 993922834 e demais assuntos através dos números 993928946 e 991178711. A Secretaria identifica o assunto e passa a questão ou dúvida apresentada ao profissional responsável pelo seu encaminhamento que dará andamento a questão. É fundamental que os assuntos sejam encaminhados através dos canais acima para que a direção possa fazer o monitoramento e acompanhamento das questões apresentadas.  

  1. AGENDA

No turno da tarde, juntamente com os livros será feita a entrega da agenda escolar, que é um instrumento tradicional de comunicação da família com os professores.  

ENTREGA DOS LIVROS  

Os livros escolares serão entregues na sala próxima a porta de acesso ao ginásio de esportes. Solicitamos que, PREFERENCIALMENTE, sejam retirados pelos responsáveis, não pelos estudantes. Na eventualidade de existir alguma pendência, procure PRIMEIRO a secretaria e DEPOIS se dirija a sala onde os livros estão sendo entregues. Não sendo possível retirar no dia e horário abaixo indicado, os livros podem ser retirados APÓS este momento, não ANTES. Exceção apenas para irmãos, cujos livros de todos podem ser retirados no mesmo momento indicado ao primeiro.

Imagem4

INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS NOVOS (PLATAFORMA)  

Segue arquivo referente ao acesso passo a passo da plataforma Google Classroom, feito para os estudantes novos na escola:

Instruções para Estudantes NOVOS