Educação Infantil

        As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam suas condições de vida, seus anseios e desejos.

        No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de ter ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constróem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e resignificação. Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da Educação Infantil.

        Em nossa Escola a Educação Infantil tem por objetivos fazer com que a criança desenvolva uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. Também objetivamos que descubra e conheça progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar. Além disto, que estabeleça vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

        Tudo isto, a criança deve fazer utilizando as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido; a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, de forma a avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade de comunicação.

        Naturalmente, estes objetivos são atingidos à medida que a criança amadurece. Os diferentes níveis da Educação Infantil trabalham no sentido de gradualmente consolidar as conquistas obtidas, respeitando a faixa etária e a individualidade de cada aluno e preparando para o Ensino Fundamental. Organizamos a Educação Infantil em 3 níveis:

  • Nivel 3, que trabalha com crianças de 3 e 4 anos
  • Nível 4, que trabalha com crianças de 4 e 5 anos
  • Nível 5, que trabalha com crianças de 5 e 6 anos