Ensino Médio

    Há diferentes interpretações a respeito da juventude. Mas a visão que ainda predomina é a da juventude compreendida apenas como uma etapa de transição, uma situação de passagem que antecede a entrada na vida social plena. Pouca atenção se presta à vivência juvenil, às suas especificidades, e encara-se a juventude como uma fase praticamente sem sentido em si mesma, uma fase cuja razão de ser encontra-se fora, na etapa seguinte, na vida adulta, socialmente considerada como a plenitude da vida.

    Esse momento da vida é intenso e envolvente, tanto no prazer quanto no sofrimento, configurando um apego ao presente. Essa forte relação com o tempo presente é ainda mais acentuada pelo fato de que o futuro se apresenta como cada vez mais incerto e a experiência dos adolescentes e jovens de gerações anteriores parece muito distante daquela dos jovens de hoje . É preciso aprender com a própria experiência; por isso os adolescentes e jovens reivindicam para si o direito a escolhas provisórias e reversíveis.

    A intensidade dos desafios e das descobertas leva a uma extrema valorização do convívio entre os próprios adolescentes e jovens, fazendo com que a sociabilidade ocupe posição central na vivência juvenil: os grupos de amigos constituem-se em um importantíssimo espaço em que vão buscar respostas para suas questões. É nesse espaço, entre iguais, que podem realizar as descobertas necessárias à elaboração de identidades e projetos de vida.

    Com base no entendimento sobre esta fase da vida, nossa Escola estabeleceu como objetivos aprofundar e consolidar os conhecimentos, habilidades e valores adquiridos no decorrer do ensino fundamental e oportunizar a preparação para o trabalho e para a cidadania. Além disto, é importante desenvolver a capacidade de buscar permanentemente o conhecimento, oferecer situações para o aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

    De forma a preparar o jovem para o mundo do trabalho, além das demais atividades, oferecemos um completo programa de orientação vocacional e profissional. Em relação ao enfoque das aulas, objetivamos o desenvolvimento da verdadeira compreensão dos conteúdos, de modo a haver a máxima retenção daq uilo que foi aprendido, com vista aos vestibulares. Também trabalhamos forte com as mais atualizadas tendências de seleção para ingresso na Universidade, principalmente através do ENEM, que vem se consolidando como o principal meio de acesso ao ensino superior.

    Preparar o aluno para desenvolver plenamente suas potencialidades, utilizando-se de modernos recursos tecnológicos e de profissionais comprometidos, aliando sempre teoria e prática é o que o CESI – Zona Sul propõe para a educação de seu filho.

Venha estudar no CESI - Zona Sul! Matrículas abertas! Saiba mais aqui