Fundamental Anos Iniciais

    A criança percebe o mundo de uma forma bastante peculiar, representando seus sentimentos, emoções, medos e expectativas através da fantasia.

  Príncipes, princesas, fadas, bruxas, duendes, monstros e tantos outros personagens acompanham os verdadeiros protagonistas de uma história que está em plena etapa de construção. É a partir de personagens, jogos, brincadeiras e amigos imaginários que a criança testa seus limites, enfrenta suas aflições e desfruta vitórias, aventurando-se, sem deixar de sentir-se protegida no mundo real.

    Brincar, nesta etapa, é a mais forte e significativa forma de aprendizagem. Com extrema receptividade, a criança busca novas descobertas e está disposta a responder a grandes desafios. Demonstra prazer em ser questionada, instigada e estimulada a solucionar problemas.

    As diferentes formas de linguagem – escrita, oral, corporal, tecnológica, musical, matemática – encontram-se em acelerado desenvolvimento e auxiliam na construção das relações interpessoais. As trocas entre os pares são fundamentais, assim como a aceitação e demarcação da própria identidade no grupo. As regras são bem aceitas pela criança, se compreendidas ou negociadas. Há necessidade de organização e estabelecimento de limites, mas também de explicação para tudo. O pensar é desencadeado a partir de estruturas lógicas, onde a criança vai buscar coerência e resignificação para construir seus posicionamentos.

    Na escola, é nesta fase que a criança começa a ter contato e vivência com os conhecimentos escolares formais, por esta razão o CESI – Zona Sul busca desenvolver a capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades, a formação de atitudes, valores e competências que demonstrem o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Além disto, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade também são objetivos trabalhados. Por outro lado, o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social também são objetivos essenciais.

    Nosso Ensino Fundamental I trabalha com crianças a partir dos 6 anos de idade e compreende os anos inicias da Educação Básica. . No 1º e 2º ano trabalhamos para integrar o aluno ao novo grupo social, proporcionando o desenvolvimento do processo de letramento e alfabetização nas diferentes linguagens, bem como os primeiros contatos com os conhecimentos escolares formais, respeitando a individualidade e o ritmo próprio de aprendizagem de cada um. No 3º, 4° e 5° ano, trabalhamos para promover a continuidade do processo de aprendizagem, ampliando qualitativamente as diversas linguagens, intensificando as situações de conhecimento relacionadas ao raciocínio lógico, interpretativo e autônomo, de forma a assegurar a atuação do aluno como sujeito ativo na construção de sua própria história.

    Preparar o aluno para desenvolver plenamente suas potencialidades, utilizando-se de modernos recursos tecnológicos e de profissionais comprometidos, aliando sempre teoria e prática, é o que o Cesi – Zona Sul propõe para a educação de seu filho.

Venha estudar no CESI - Zona Sul! Matrículas abertas! Saiba mais aqui